O Que Dar de Presente?
 

Significado de Água

 
 

Água Considerada a essência da vida a água é símbolo de pureza, regenerescência, força e harmonia. Tanto no plano físico como no espiritual. Essa noção de água primordial é praticamente universal. É a origem e o veículo de toda vida.
Na Ásia é símbolo da fertilidade, da pureza, da sabedoria, da graça e da virtude, elemento da regeneração corporal e espiritual. Nos textos hindus e na Bíblia vemos que no princípio tudo era água. Para os chineses representam a totalidade das possibilidades de manifestação e dividem-se em águas superiores (indeterminadas) e águas inferiores (determinadas).
Num outro aspecto encontramos um simbolismo de purificação ritual na expressão dos batismos, abluções, imersões, etc, expressando regeneração ou renascimento. No Tibete, a água ritual é o símbolo dos votos e dos compromissos assumidos pelo postulante.
Encontramos a água também como expressão de esperança, alento e alegria como os oásis nos desertos, os poços e as fontes que jorram muitas vezes em lugares sagrados, os rios que fertilizam as margens, as chuvas, o orvalho; todas essas simbolizando a benevolência e as bênçãos divinas.
Jesus se revela Senhor da água viva à samaritana, e também quando na cruz, ferido pela lança, de seu corpo jorraram sangue e água.
A água é considerada matéria perfeita, ela cura, purifica, rejuvenesce, conduz ao eterno.
Existe ainda um outro aspecto a abordar que é o das águas num simbolismo de destruição. As tempestades, maremotos, borrascas, enfim, a fúria das águas revoltas arrastam e arrasam tudo que tem pela frente, porém como diz o ditado: "depois da tempestade vem a bonança", essas águas traduzem um sentido de transformação, mudança ou renascimento.
Observamos ainda a água como símbolo das energias inconscientes, das virtudes informes da alma e das motivações secretas e desconhecidas.




 

Buscar: